Pesquisa personalizada

INFORMAÇÃO

Concluído que está o meu processo RVCC de nível secundário, as publicações no Blog passarão a ter conteúdos diversos, como foi, de resto, um dos propósitos da sua criação. As actualizações serão efectuadas apenas e sempre que eu considerar conveniente.

De qualquer forma continuarei, dentro do possível, a prestar ajuda a todas as pessoas que frequentam o processo. Para isso enviem para aqui as vossas dúvidas, referindo sempre o vosso nome, o CNO que frequentam, em que fase do processo se encontram e, de preferência, a área de competência e núcleo gerador em que sentem dificuldade.

Aproveito também para convidar todos os formandos, que já concluiram ou estão em fase de conclusão do processo, a colaborarem com este blog no sentido de o tornar numa referência em ajuda ao processo RVCC Secundário. Assim, para aqueles que não se importem ou que gostariam de ver aqui publicados os seus instrumentos facilitadores, trabalhos realizados, apresentações para júri, de entre outras coisas que considerem importantes, peço-lhes que enviem para aqui esse material, onde posteriormente será analisado e publicado.

Lembro que para encontrar os conteúdos relacionados com o processo RVCC de nível Secundário devem procurar nas publicações mais antigas, utilizando o arquivo do blog ou os separadores do directório que estão na coluna lateral.

ATENÇÃO

Colocar publicidade em blogs é prática comum da maior parte dos bloggers, e este não foge à regra, por isso quando clicarem em algum link é provável que este abra uma página de publicidade. Para seguir para o destino pretendido cliquem em SKIP THIS AD, no lado direito da barra superior.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Autobiografia- Dicas para a fazer

«Tal como o nome o indica, autobiografia é o relato oral ou escrito que alguém faz da sua própria vida. É um género literário em prosa, que consiste na narração da experiência vivencial do indivíduo, levada a cabo por ele próprio.» in Wikipédia

Provavelmente, para os formandos do processo RVCC Secundário, é ainda cedo para fazerem a sua autobiografia - pelo que percebi é necessária para o processo, mas deve apenas ser feita no final, após concluído todo o portefólio reflexivo de aprendizagem - no entanto para aqueles que quiserem ir pensando nisso e alinhavando a sua, deixo algumas dicas de como a construir. Estas dicas resultam de uma compilação de pesquisas que fiz por essa Net afora, no entanto não devem cingir-se apenas a elas, é importante que sejam também criativos adicionando-lhe tudo aquilo que considerem importante. Espero que lhes sirva de proveito.
Dicas:
1. Escreve os teus nomes e apelidos
2. Antecedentes do teu nascimento: Pais, cidade, contexto em que nasceu, lugar, etc.
3. Qual a razão para os teus pais terem escolhido o teu nome?
4. O que recordas, com agrado e desagrado, da tua vida escolar na primária?
5. O que recordas, com agrado e desagrado, da tua vida escolar no secundário?
6. Acreditas que podes alcançar os sonhos e metas que te propuseste quando eras adolescente? Porquê?
7. Do que te lembras, com agrado e desagrado, da tua vida universitária?
8. Lembras-te de algum professor em especial que te marcou de forma positiva ou negativa? Quem foi esse professor? Porque te marcou?
9. Descreve de forma breve o teu curriculum vitae tendo em conta a tua preparação profissional.
10. Relação com os teus familiares: pais, irmãos, sobrinhos, etc.
11. Breve resumo da tua vida actual
.

Mais Dicas:
Autobiografia em cinco capitulos
CAPÍTULO 1
Eu caminho por uma rua
Havia um buraco profundo na calçada
Eu caio nele
Levo muito tempo para sair de lá.
CAPÍTULO 2
Eu caminho por uma rua
Havia um buraco profundo na calçada
Eu sabia que estava lá, mas não o vi
Eu caio nele, não é minha culpa
Ainda levo muito tempo para sair de lá.
CAPÍTULO 3
Eu caminho por uma rua
Havia um buraco profundo na calçada
Eu o vi, mas ainda caio nele
Saio de lá rapidamente
CAPÍTULO 4
Eu caminho por uma rua
Havia um buraco profundo na calçada
Eu o vi e caio nele
É minha culpa
Saio de lá imediatamente
CAPÍTULO 5
Escolho outra rua para caminho
-------------------------------

Até já

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Árvore Genealógica

Fazer uma árvore genealógica é sem dúvida muito interessante, mas é preciso tempo e paciência.
Se digitarmos no Google o titulo deste post, não vão faltar dicas e locais onde se pode fazer essa árvore.
Após dar uma olhadela e fazer alguns testes em alguns sites sobre o assunto, coloco aqui e aqui aqueles que gostei mais e que realmente são muito bons para quem quiser fazer a sua genealogia, contudo, em meu entender, não servem para o trabalho que necessito fazer no âmbito do meu processo RVCC Secundário, pois o interface gráfico não permite fazer grandes comentários e depois imprimi-los.
Querem o conselho de um "leigo" para o trabalho do RVCC sobre este assunto? Querem?
Façam como eu vou fazer; peguem numa folhinha de excel e construam vocês mesmo a vossa árvore; se tiverem o Office 2007 melhor ainda, pois este apresenta um monte de recursos gráficos que lhes permite fazer uma coisa muito apresentável.

Cumprimentos, e como diz o Slogan da TMN
Até já

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pergunta interessante sobre ciência.




Se quiser saber a resposta clique aqui.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Testes de Personalidade - faça o seu

Conhece-se? Sabe avaliar-se? Sabe realmente das suas qualidades e defeitos? Acho que não; acho que ninguém sabe na sua integra, por isso deixo-lhe aqui um site onde pode fazer vários testes à sua personalidade.Penso que estes testes podem, de certa forma, ajudar os formandos que frequentam formações ao abrigo do programa novas oportunidades e que em algum momento têm necessidade de se descreverem.

Auto-retrato - faça o seu

Divirta-se a construir o seu auto-retrato, usando esta plataforma de desenho com items pré- definidos.
Poderá ainda servir para algum trabalho que tenha de fazer, onde seja necessário colocar um retrato seu, isto se conseguir fazer esse retrato o mais parecido consigo.
Eu tentei mas, sinceramente, não gostei muito do resultado, não consegui fazê-lo parecido comigo, contudo é bastante divertido.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Quer ver como vai ser daqui a uns anos?


No site da University of St. Andrews tem uma plataforma, o age transforming, que permite ver como poderá ser daqui a uns anos.
Faça o upload de uma foto sua e divirta-se a ver como pode ser o seu rosto daqui a uns anos, ou ver essa imagem em cartoon, com toque feminino, afro, asiático, etc... é giro, vão ver.
Como permite gravar a foto com o resultado escolhido, pode ter alguma utilidade para algum trabalho em que seja necessário envelhecer rostos.

A foto que vêm aqui é a minha, provavelmente daqui a muitos anos, foi tratada com base na foto que está no meu perfil.
Que lhes parece?
hehehe.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sugestão de um Livro que pode ajudar nas competências de STC

Após algumas pesquisas na internet sobre o referêncial de competências-chave para o RVCC Secúndário, encontrei um livro que, segundo alguns entendidos, pode ser muito útil nas competências de STC, nomeadamente na área de Ciência.
Pelo que apurei até ao momento, este livro pode ajudar-nos a perceber a ciência que está implicita no nosso dia-a-dia e que nos, por vezes, não nos damos conta.
O livro é de Nuno Crato e intitula-se "Passeio Aleatório pela ciência do dia-a-dia", custa 12 euros, mas se for adquirido online fica por 10,80 euros.
Eu já comprei um, mas ainda não tive tempo para o ler; espero que seja um bom livro.
Podem vê-lo e comprá-lo aqui.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

EqualSkills

O equal skills é um programa flexível de aprendizagem, em que através de uma abordagem simples, informal e acessível aos computadores e Internet, é demonstrada a utilização e o papel das tecnologias no dia-a-dia das pessoas, independentemente do seu estatuto, formação, idade, capacidades ou conhecimentos.
Concebido como um programa de formação de nível introdutório, o equal skills proporciona aos participantes a aquisição das competências básicas em informática, fundamentais para a utilização das actuais Tecnologias da Informação e Comunicação.


O Operador Nacional do Programa equal skills em Portugal é a ECDL Portugal , organização igualmente responsável pelo sistema ECDL – Carta Europeia de Condução em Informática – no nosso país.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

RVCC - Recursos interactivos

A Porto Editora lançou o Saber Mais, um serviço de aprendizagem que disponibiliza recursos interactivos que abrangem todas as unidades de competência definidas nos referenciais de competências-chave para os níveis B3 e Secundário, os quais podem ser utilizados no apoio a cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou a processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Exemplos de recursos:
Matemática para a Vida
Linguagem e Comunicação
Cidadania e Empregabilidade
Tecnologias da Informação e Comunicação
Linguagem e Comunicação - Inglês

Fonte: Blog da Formação

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Jesus Christ -The Musical

As 2 Freiras - Humor

Fonte: Digital Invasão - Forúm Privado

3 Bons conselhos - Humor

Fonte: Digital Invasão - Forúm Privado

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Tabelas de Retenção na Fonte de IRS 2008

Para os menos atentos fica esta noticia que já não é nova:

Já foi publicado em Diário da República (Diário da República, 2.ª série — N.º 6 — 9 de Janeiro de 2008) as Tabelas de Retenção da Fonte de IRS relativas a 2008.
Encontram-se disponíveis aqui: IRS - Tabelas de retenção na fonte 2008.

Com isto ganha-se mais uns cobres no final de cada mês, mas perde-se no reembolso, caso seja dos que recebe.

Fonte: Economia & Finanças

Tabelas salarias 2008 para estabelecimentos de Hotelaria, Restauração, Bebidas e outros estabelecimentos similares.

Foi acordada a nova tabela salarial para vigorar no ano de 2008 nos estabelecimentos de Hotelaria, Restauração, Bebidas e outros estabelecimentos similares.

A tabela salarial passou a ter menos dois níveis, passando de XII para X. Assim, por exemplo, o empregado de mesa de 2.ª que estava no nível VI passou agora para o nível IV. Se a tua empresa não proceder a aumentos salariais de acordo com a nova tabela dirige-te ao sindicato para podermos reclamar. Se ainda não és sindicalizado, sindicaliza-te! Se os teus colegas de trabalho não são associados do nosso sindicato, inscreve-os! Quantos mais formos, mais fortes seremos!

Pode ver aqui as novas tabelas salariais.
Fonte: Sindicato de Hotelaria do Norte