Pesquisa personalizada

INFORMAÇÃO

Concluído que está o meu processo RVCC de nível secundário, as publicações no Blog passarão a ter conteúdos diversos, como foi, de resto, um dos propósitos da sua criação. As actualizações serão efectuadas apenas e sempre que eu considerar conveniente.

De qualquer forma continuarei, dentro do possível, a prestar ajuda a todas as pessoas que frequentam o processo. Para isso enviem para aqui as vossas dúvidas, referindo sempre o vosso nome, o CNO que frequentam, em que fase do processo se encontram e, de preferência, a área de competência e núcleo gerador em que sentem dificuldade.

Aproveito também para convidar todos os formandos, que já concluiram ou estão em fase de conclusão do processo, a colaborarem com este blog no sentido de o tornar numa referência em ajuda ao processo RVCC Secundário. Assim, para aqueles que não se importem ou que gostariam de ver aqui publicados os seus instrumentos facilitadores, trabalhos realizados, apresentações para júri, de entre outras coisas que considerem importantes, peço-lhes que enviem para aqui esse material, onde posteriormente será analisado e publicado.

Lembro que para encontrar os conteúdos relacionados com o processo RVCC de nível Secundário devem procurar nas publicações mais antigas, utilizando o arquivo do blog ou os separadores do directório que estão na coluna lateral.

ATENÇÃO

Colocar publicidade em blogs é prática comum da maior parte dos bloggers, e este não foge à regra, por isso quando clicarem em algum link é provável que este abra uma página de publicidade. Para seguir para o destino pretendido cliquem em SKIP THIS AD, no lado direito da barra superior.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Processo Concluído!

Faz hoje uma semana que fui a Júri, e conforme havia dito aqui estou eu para fazer uma síntese de como decorreu a 1ª sessão de Júri RVCC de Nível Secundário do CNO da Escola Secundária de Vizela, na qual foram certificados 6 formandos, onde eu me incluo, pertencentes ao grupo pioneiro deste processo.

A sala escolhida para levar a cabo esta sessão foi, para quem conhece, a antiga biblioteca da Escola Secundária de Vizela, local muito agradável e que proporcionou a existência de um ambiente muito acolhedor. A sessão começou às 20 horas em ponto. A mesa do Júri estava composta pelo director do CNO, a coordenadora do grupo, 3 formadores das 3 áreas de competência, e é claro, a presença obrigatória do avaliador externo, que neste caso era uma senhora doutora. À sua frente, num conjunto de mesas dispostas em U, estávamos nós, os formandos, 3 de cada lado. Ao fundo um computador portátil com ligação a Internet, conectado a um dispositivo de Datashow que projectava para uma tela. Como é natural, estávamos todos com um ligeiro nervoso e ansiedade, isso sentia-se no ar, mas que se foi dissipando com o decorrer da sessão, muito graças a intervenção inicial do júri que começou logo por nos colocar à vontade. Começou por falar o director do CNO apresentando os membros júri, e continuou com uma breve abordagem ao processo RVCC e do papel do CNO no mesmo, entre outras considerações. Tomou depois a palavra a coordenadora do grupo, que teceu alguns comentários ao trabalho que desenvolveu connosco, entre outras considerações também. Seguiu-se a avaliadora externa, que nos dirigiu algumas palavras de confiança e de tranquilidade. Estava assim aberta a sessão! Agora cabia a cada um de nós fazer a sua apresentação.

Tinha-nos sido informado de antemão para prepararmos alguma coisa que gostássemos de fazer e que fizéssemos bem, a fim de ser apresentado na sessão, e que tínhamos 10 minutos cada um para o efeito - penso que este tempo foi sempre ultrapassado. A ordem de apresentação já estava predefinida, e pelo que percebi estava feita por ordem alfabética dos nomes dos formandos. Antes de cada formando iniciar a sua apresentação a coordenadora do grupo lia um texto, que preparara, e no qual lhe traçava o perfil, de forma séria mas muitas vezes engraçada. E ia-se assim quebrando o gelo! Seguia-se então a apresentação do formando. Havia apresentações para todos os gostos, vídeos – como foi o meu caso e que se pode ver no post anterior - powerpoints, foto-álbuns digitais, ou simplesmente discurso oral. Houve também quem preferisse ir discursando enquanto o seu powerpoint passava na tela. As apresentações, essencialmente, retratavam a forma de como decorreu o processo de cada um, desde as aprendizagens, as dificuldades, e as perspectivas para o futuro, entre alguns aspectos do percurso de vida. No final da apresentação cada formando era aplaudido. Tomava então a palavra um dos seus formadores para tecer alguns comentários sobre o próprio formando e sobre como foi trabalhar com ele durante todo o processo, entre outras considerações. Por fim, tomava a palavra a avaliadora externa, que nos colocava 2 ou 3 perguntas sobre algo relacionado com o nosso portefólio.

Fomos todos acarinhados, elogiados pelo nossa dedicação e trabalho, enfim, várias palavras que fazem bem ao ego e nos enchem de orgulho. Durante o tempo que decorreu a sessão – penso que mais de 3 horas – houve momentos de ansiedade, descontracção, gargalhadas, e até mesmo emoção com lágrimas de alegria. Fechou a sessão o director do CNO, que entre vários comentários frisava a importância do processo RVCC ser encarado com seriedade e reconhecido pela sociedade como meio de qualificação e certificação de valor incontestável, refutando cabalmente a ideia de facilitismo que muitas vezes lhe é associado. Eu, pela minha parte e porque passei pelo processo, subscrevo na integra estas palavras.

Acabada a sessão estávamos todos a morrer de fome, e por isso seguimos sem mais demoras para o lanchinho que havíamos preparado com antecedência, onde durante algum tempo confraternizamos em ambiente de alegria e boa disposição. E foi assim, de uma forma sintetizada, que decorreu a sessão de Júri.

Eu, que sou uma pessoa que sofro muito por antecipação, posso agora dar-vos um concelho: quando chegar a vossa vez, não tenham receio nem fiquem nervosos; sejam vocês mesmos e façam tudo com naturalidade, porque a verdade é que o Júri não é nenhum "bicho papão", mas sim o culminar e coroar de um longo, e muitas vezes difícil, trabalho.

Espero, nesta síntese que fiz, não me ter esquecido de nada de importante, mas se aconteceu desde já peço desculpa!

Agora vou descansar um pouco e saborear esta conquista, mas vou tentar não adormecer, pois sabemos que o tempo passa a correr, e como dizia um dos meus colegas « talvez seja hora de pensar em novos voos, para tentar ir mais além».

Fiquem bem e até à próxima.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Apresentação para o Júri

Tive pouquíssimo tempo para me preparar para este dia, como tal, lembrei-me de recorrer às novas tecnologias e fazer este vídeo, à pressa, que servirá, em principio, como complemento da minha apresentação perante o Júri. Pode verificar-se que é um vídeo caseiro e de baixa qualidade, mas foi o que consegui arranjar. Espero que o Júri lhe reconheça algum interesse.



Também pode ser visto aqui.

Hoje é dia de Júri!

Chegou o tão almejado dia, o dia em que espero ver certificado todo o trabalho realizado no âmbito do meu processo RVCC de Nível Secundário.
Quando o relógio marcar as 20 horas deverei estar, juntamente como mais 5 colegas, a fazer a minha apresentação diante do Júri.
Será com certeza um dia de festa e o coroar de um processo, muitas vezes difícil, de vários meses de trabalho.

Assim que me for possível darei conta de como decorreu a sessão de júri, até lá fiquem bem e até breve.