Pesquisa personalizada

INFORMAÇÃO

Concluído que está o meu processo RVCC de nível secundário, as publicações no Blog passarão a ter conteúdos diversos, como foi, de resto, um dos propósitos da sua criação. As actualizações serão efectuadas apenas e sempre que eu considerar conveniente.

De qualquer forma continuarei, dentro do possível, a prestar ajuda a todas as pessoas que frequentam o processo. Para isso enviem para aqui as vossas dúvidas, referindo sempre o vosso nome, o CNO que frequentam, em que fase do processo se encontram e, de preferência, a área de competência e núcleo gerador em que sentem dificuldade.

Aproveito também para convidar todos os formandos, que já concluiram ou estão em fase de conclusão do processo, a colaborarem com este blog no sentido de o tornar numa referência em ajuda ao processo RVCC Secundário. Assim, para aqueles que não se importem ou que gostariam de ver aqui publicados os seus instrumentos facilitadores, trabalhos realizados, apresentações para júri, de entre outras coisas que considerem importantes, peço-lhes que enviem para aqui esse material, onde posteriormente será analisado e publicado.

Lembro que para encontrar os conteúdos relacionados com o processo RVCC de nível Secundário devem procurar nas publicações mais antigas, utilizando o arquivo do blog ou os separadores do directório que estão na coluna lateral.

ATENÇÃO

Colocar publicidade em blogs é prática comum da maior parte dos bloggers, e este não foge à regra, por isso quando clicarem em algum link é provável que este abra uma página de publicidade. Para seguir para o destino pretendido cliquem em SKIP THIS AD, no lado direito da barra superior.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

15 Pistas para começar um Portefólio!

From: DJLIMA

Flexisegurança - Aprovada

«Os ministros do Trabalho e da Segurança Social dos 27 chegaram a acordo sobre os princípios comuns da flexigurança, nomeadamente a adaptabilidade nas empresas, permitindo horários flexíveis e adaptados aos fluxos de menor e maior produção.

Os oito princípios aprovados servem como enquadramento geral que permite a cada Estado-membro desenvolver os seus próprios mecanismos de flexigurança e serão ratificados pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) na cimeira de 14 de Dezembro, em Bruxelas. A flexigurança é definida como uma fórmula global de política do mercado de trabalho que combina disposições contratuais flexíveis - facilitando despedimentos - e que permite que os trabalhadores encontrem um novo emprego e sejam apoiados pela segurança social no caso de desemprego. Assim, um dos princípios hoje aprovados estipula que «a flexigurança implica a conjugação deliberada de mecanismos contratuais flexíveis e fiáveis, estratégias abrangentes de aprendizagem ao longo da vida, políticas activas e eficazes para o mercado de trabalho, e sistemas de protecção social modernos, adequados e sustentáveis». A flexigurança tem como objectivo a modernização do mercado laboral e a criação de mais e melhores empregos, intensificando a aplicação da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e Emprego. Uma vez definidos e aceites os princípios comuns, cada Estado-membro deverá determinar qual o modelo que melhor se adequa à sua realidade.»
Fonte: Blog DJLIMA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Jogue e descontrai-a. Retire o carro amarelo da garagem.

Clique em cima do jogo, será depois redireccionado para uma pagina onde pode jogar.

OBJECTIVO:
Tente retirar o Carro Amarelo da Garagem!...
Para isso tem que deslocar os outros veículos, utilizando o rato e dando o menor numero de cliques.
Para iniciar o Jogo, clique em "PLAY", no écrã de entrada, e, a seguir, em "START GAME".
Comece pelo Nível 1, que é o mais fácil.

Games at FunFlashGames.com - Yellow Out
Yellow Out

Help the yellow car get out of traffic.

Play this free game now!!

sábado, 19 de janeiro de 2008

Trabalhadores das Termas de Vizela fazem Manif...

Concentraram-se na Praça da República e percorreram a rua principal em direcção à Câmara Municipal. Uma marcha contra o despedimento de trabalhadores e, na visão do Sindicato, «contra o fecho definitivo das Termas de Vizela»..Com bandeiras do Sindicato da Hotelaria do Norte (CGTP) e tarjetas, cerca de uma dezena de trabalhadores das Termas de Vizela manifestaram-se hoje de manhã nas ruas da cidade. e diante de todos os canais de televisão, jornais e rádios que deram cobertura ao acontecimento.Num panfleto distribuído podia-se ler: «A administração da Companhia dos Banhos de Vizela decidiu proceder a um despedimento colectivo. Decidiu ainda encerrar o balneário no dia 1 de Dezembro de 2007 e informou que não sabia quando iria reabrir o mesmo, se em Abril, Maio ou Junho».O Sindicato acrescenta que o relatórios de contas da empresa confirmam bons indicadores financeiros, «não havendo por isso razão para despedir trabalhadores».O Sindicato finaliza: «Vizela corre o risco de ficar sem as suas Termas centenárias e, se isso vier a acontecer, o concelho ficará mais pobre».A administração da Companhia justifica o despedimento pela falta de procura de aquistas que as termas vêm registando.Alguns vizelenses incorporaram a manifestação em solidariedade com os trabalhadores.

in " Diário de Vizela"
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pela minha parte,enquanto funcionário desta empresa, estou solidário com os meus colegas. Força camaradas!!!
Pessoalmente não acredito que as Termas venham algum dia a fechar, acho isso pura especulação.
Acho que, actualmente, a crise que as Termas atravessam não se deve apenas à sua administração, penso que há uma serie de factores externos que a mesma não controla. Haverá interesses de terceiros, ou é realmente má gestão? Não sei, mas se os há, de quem são? Quais são? Com que finalidade? Esta são algumas perguntas que toda a gente gostaria de ver respondidas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Toyota Corolla Ke20 - A minha relíquia está à venda.

Temos pena, mas tem de ser, tenho de o vender, pois já não tenho onde o guardar. Excelente para restauro; está a andar que é um mimo.
Mail me: filipefari@iol.pt

Recursos Online

SCRIBD - Upload de documentos, permite depois sacar o código html do documento para o colocar em blogs, sites, etc...
Slideshare - Upload de trabalhos em PowerPoint, permite a mesma finalidade anterior.
Youtube - Visualização e Upload de vídeos, permite a mesma finalidade anterior.
Baixaki - Download de várias ferramentas e utilitários, muitos deles grátis.
ThinkFree - Site que disponibiliza aplicações do office, online, de graça e idênticas ao original. As aplicações disponibilizadas são Word, Excel e Powerpoint, ele ainda dá um limite de 1Gb de armazenamento. Assim já pode aceder as seus documentos em qualquer lugar, a partir de qualquer pc com internet.

Degraçaémaisgostoso - Site onde pode descarregar muita coisinha grátis.
4shared - Site onde pode fazer upload de ficheiros para pastas online e aí gerir e partilhar. Disponibiliza 5GB grátis.
Age Transforming - Plataforma online que permite, através de uma foto, ver como pode ser quando for mais velho, ou com estilo feminino, cartoon, afro, asiático. etc...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Blogs do pessoal da minha turma de RVCC Secúndário

Novas Oportunidades - O "Simplex" do Ensino Escolar

Novas oportunidades validadas por Roberto Carneiro; vai ser este o sentido da avaliação prometida. Roberto Carneiro foi o ministro que começou a tratar os alunos por aprendentes, o que teve consequências ainda mais nefastas do que se previa. O país dos aprendentes, da novilíngua, da nivelação por baixo, está para durar. Mas permitam-me que cite um depoimento (anónimo) à notícia do Público. Vale a pena:

«Como professora/formadora a trabalhar em Centro de Novas Oportunidades numa escola pública, posso afiançar que o facilitismo está presente nas nossas reuniões de validação. Não acrescentamos nenhuma aprendizagem ou ensinamento aos adultos que se pretendem certificar. Nunca lhes ministrei uma única aula... Ainda esta semana uma colega nossa, com base num trabalho escrito pelo adulto em processo (2 páginas A4 com uma reflexão sobre a aplicação das novas tecnologias) conseguiu validar 5 das 28 competências que o adulto precisa para ser certificado (ganhar?) o 12º ano, entre outras razões porque descreve que sabe mandar mails, usar o telemóvel e ler instruções do gravador de CDs...A mediadora /avaliadora achou correcto (eu e outras que ainda têm consciência nada pudemos obstar!) Será preciso dizer mais?»


Um outro comentário à mesma notícia:

«Mesmo que conceptualmente o programa Novas Oportunidades não tenha o carácter facilitista a que se está a assistir, a pressão que o governo coloca aos CNO (Centros Novas Oportunidades) com as metas só pode levar a isso. Quem não atingir as metas, perfeitamente loucas e irracionais, não tem futuro. Os horários dos profissionais RVCC (Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências) é desumano só em nome das ditas metas. Estatística! A qualidade não interessa. Como vamos continuar a ter alunos no Secundário regular a estudar e a trabalhar com empenho se é tão mais fácil reprovar e obter certificação via CNOs? É o desprestígio total para os docentes e os alunos das turmas do ensino regular. Não interessa quem faz os dossiers; apresenta-se, entrega-se e estamos certificados. Simplex em acção.»

Aí está. O mundo dos aprendentes veio para ficar. Espero, sinceramente, mas com muitas dúvidas, que Roberto Carneiro tenha a presciência (eu gosto da palavra) de denunciar estas inanidades.

__________________________________________
Retirado de outro blogue, veja-o aqui.

O Túmulo do Faraó - Divirta-se tentando decobrir esta charada.

Um famoso arqueólogo procurou durante toda a sua vida o túmulo do grandioso faraó Tu-Matemat-on. Finalmente, o seu sonho parecia realizar-se quando encontrou o que parecia ser a antecâmara do seu túmulo. No centro da antecâmara, situava-se a estátua de uma esfinge dourada, e em cada uma das suas patas frontais repousava um rubi com um tamanho considerável. Na parede oposta, encontrava-se uma enorme porta ornamentada com uma máscara da face do faraó, onde se podia observar dois oríficios no lugar dos olhos.

Perante tal maravilha, o arqueólogo correu para junto da esfinge e recolheu os dois rubis. No mesmo instante, a única porta aberta existente naquela sala, foi encerrada pelo cair de uma pesada pedra e, do tecto, começou a jorrar areia, que em pouco tempo iria inundar por completo a antecâmara (vá-se lá saber porque é que os egípcios gostavam tanto de areia...).

Mantendo a calma, o agora infeliz arqueólogo procurou algo que o ajudasse e, num dos lados da esfinge, encontrou duas ampulhetas. Numa, reconheceu um símbolo egípicio representativo do número 4 e na outra o número 7. Ao lado, uma inscrição na esfinge dizia qualquer coisa como:

"Aquele que procura o faraó terá que provar a sua inteligência ao colocar os rubis nos seus olhos, guardiões da Grande Porta. O segundo rubi terá que ser colocado no momento exacto em que tiverem decorrido 9 unidades de tempo após a colocação do primeiro".

Como é que poderá o arqueólogo obter 9 unidades de tempo o mais rapidamente possível, usando as duas ampulhetas de 4 e 7 unidades de tempo?

Ajude o nosso arqueólogo a escapar desta "armadilha".

domingo, 13 de janeiro de 2008

Eça de Queirós num dos seus textos intemporais. Há quem lhe chame profecía. Concorda?

«Estamos perdidos há muito tempo...
O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.
Os caracteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência.

Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
Diz-se por toda a parte, o país está perdido!
Algum opositor do actual governo?
Não!»

in Revista “Farpas” 1871


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Milton Nascimento "Coração de Estudante" (1984) - Descubra o sentido da música e comente

Veja aqui a letra da música.

" Operário em Construção" - Comente este profundo poema de Vinícius de Moraes

Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão.
Como um pássaro sem asas
Ele subia com as asas
Que lhe brotavam da mão.
Mas tudo desconhecia
De sua grande missão:
Não sabia por exemplo
Que a casa de um homem é um templo
Um templo sem religião
Como tampouco sabia
Que a casa quer ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.

De fato como podia
Um operário em construção
Compreender porque um tijolo
Valia mais do que um pão?
Tijolos ele empilhava
Com pá, cimento e esquadria
Quanto ao pão, ele o comia
Mas fosse comer tijolo!
E assim o operário ia
Com suor e com cimento
Erguendo uma casa aqui
Adiante um apartamento
Alem uma igreja, à frente
Um quartel e uma prisão:
Prisão de que sofreria
Não fosse eventualmente
Um operário em construção.

Veja aqui todo o poema