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INFORMAÇÃO

Concluído que está o meu processo RVCC de nível secundário, as publicações no Blog passarão a ter conteúdos diversos, como foi, de resto, um dos propósitos da sua criação. As actualizações serão efectuadas apenas e sempre que eu considerar conveniente.

De qualquer forma continuarei, dentro do possível, a prestar ajuda a todas as pessoas que frequentam o processo. Para isso enviem para aqui as vossas dúvidas, referindo sempre o vosso nome, o CNO que frequentam, em que fase do processo se encontram e, de preferência, a área de competência e núcleo gerador em que sentem dificuldade.

Aproveito também para convidar todos os formandos, que já concluiram ou estão em fase de conclusão do processo, a colaborarem com este blog no sentido de o tornar numa referência em ajuda ao processo RVCC Secundário. Assim, para aqueles que não se importem ou que gostariam de ver aqui publicados os seus instrumentos facilitadores, trabalhos realizados, apresentações para júri, de entre outras coisas que considerem importantes, peço-lhes que enviem para aqui esse material, onde posteriormente será analisado e publicado.

Lembro que para encontrar os conteúdos relacionados com o processo RVCC de nível Secundário devem procurar nas publicações mais antigas, utilizando o arquivo do blog ou os separadores do directório que estão na coluna lateral.

ATENÇÃO

Colocar publicidade em blogs é prática comum da maior parte dos bloggers, e este não foge à regra, por isso quando clicarem em algum link é provável que este abra uma página de publicidade. Para seguir para o destino pretendido cliquem em SKIP THIS AD, no lado direito da barra superior.

terça-feira, 28 de abril de 2009

RVCC NS - A minha opinião sobre...

Olá visitantes!

Hoje, ao contrário do que é habitual, resolvi publicar um dos muitos trabalhos que realizei no âmbito do meu processo RVCC Secundário. Penso que este trabalho, sobre argumentação e algum pensamento crítico, pode ser enquadrado na área de Cidadania e Profissionalidade, no núcleo gerador 7, "Argumentação e Assertividade".
A publicação deste trabalho tem apenas o objectivo de servir de orientação, e como tal não deve ser reproduzido ou copiado. No entanto, a sua eventual utilização é da responsabilidade de cada um.

Até à próxima!


A minha opinião sobre..

quarta-feira, 22 de abril de 2009

RVCC NS - Instrumentos facilitadores iniciais.

Olá visitantes!

Conforme havia prometido no último post, venho trazer-vos uns instrumentos facilitadores fornecidos pelo CNO que frequentei no âmbito do meu RVCC NS, os quais digitalizei e vos disponibilizo agora para download. São uns instrumentos muito simples e básicos, mas que têm um papel muito importante quando estamos no início do processo, nomeadamente quando pretendemos escrever algo sobre nós próprios e não sabemos por onde começar. Fundamentalmente, são instrumentos que servem de rampa de lançamento para desenvolvermos trabalhos mais aprofundadamente. Vejam no último post, para terem uma noção, em que altura do processo foram utilizados.
Convém referir que não pedi autorização para os divulgar e disponibilizar, mas penso que os responsáveis pelo CNO não se importarão que o faça, contudo, se porventura receber alguma indicação em contrário procederei de imediato à sua remoção do blog.
Aproveitem, pois espero sinceramente que lhes sirva de utilidade.

Até á próxima!


Instrumentos Facilitadores RVCC NS
Instrumentos Facilitadores RVCC NS Philman Instrumentos facilitadores fornecidos pelo cno que frequentei. Têm o objectivo de ajudar a desocultar as nossas competencias.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cronologia do Processo RVCC Secundário

Olá visitantes!

Após um longo período de ausência, cá estou eu de novo para vos dizer que são muitas as pessoas que visitam o meu blog e me contactam, primeiro numa tentativa de perceber como funciona o processo RVCC Secundário, depois para pedir algum tipo de orientação nas dúvidas que têm neste ou naquele trabalho, solicitações que vou tentando corresponder sempre que me é possível. Assim, e para dar a conhecer como decorreu o meu processo RVCC Secundário, resolvi fazer uma espécie de cronologia, mais ou menos resumida, de todo o processo.
Não esperem encontrar aqui os meus trabalhos publicados, pois como devem calcular estes contêm informações muito pessoais. Na verdade, o que eu pretendo é desocultar um pouco a maneira como funciona o processo RVCC Secundário, tendo por base o modelo que frequentei, e assim incentivar as pessoas a se inscrever sem terem qualquer tipo de receio.
Quero salientar que cada CNO usa o seu próprio método de trabalho, pelo que as informações que se seguem apenas dizem respeito ao método utilizado pelo CNO que frequentei.
Posto isto, o meu processo RVCC Secundário decorreu assim:

Após ter tido conhecimento do programa "Novas Oportunidades" através de uma pessoa amiga que estava a frequentar o Curso EFA com vista à obtenção da equivalência ao 9º ano, a qual me informou que estavam abertas as inscrições para o 12º ano através do mesmo método, dirigi-me ao Centro Novas Oportunidades (CNO) da minha área de residência a fim de obter informações.
Saí de lá informado das opções disponíveis para a obter a equivalência ao 12º ano e extremamente agradado com o método de funcionamento de cada uma delas. Deixei logo a minha inscrição feita.

Passado algum tempo recebi um telefonema do CNO a informar-me para comparecer em determinado dia para uma sessão de esclarecimentos sobre o processo e para uma entrevista individual.

Algum tempo mais tarde recebi um novo telefonema do CNO a informar-me que tinha sido seleccionado para integrar uma turma de RVCC Secundário, pois reunia os requisitos necessários para ingressar neste "curso", e que deveria comparecer em determinado dia a fim de iniciar o processo.

1ª Reunião - Sumário:
- Apresentação dos coordenadores e formandos.
- Breve explicação do processo RVCC Secundário.
- Preenchimento de umas fichas de trabalho sobre a nossa identificação.
- Trabalho para casa ( TPC ): Fazer o Curriculum Vitae europeu (pode fazê-lo aqui).

2ª Reunião - Sumário:
- Preenchimento de umas fichas de trabalho que abordavam o nosso percurso formativo e profissional.
- TPC: Realizar em forma de texto, o mais detalhado possível, todo o nosso percurso formativo e profissional.

3ª Reunião - Sumário:
- TIC - Introdução ás Tecnologias de Informação e Comunicação - não faz parte do plano curricular, mas o CNO achou por bem abordar este tema que serviu, entre outras coisas, para a criação de contas de email e blogs para quem ainda não tinha.

4ª Reunião - Sumário:
-Continuação da sessão anterior

5ª Reunião - Sumário:
- Preenchimento de umas fichas de trabalho sobre os nossos hábitos pessoais.
- Entrega do referencial de competências chave para início de consulta.

6ª Reunião - Sumário:
- Encontro apenas com 1/4 da turma.
- Preenchimento de umas fichas de trabalho sobre a nossa autobiografia.
- TPC: Realizar, durante mais ou menos duas semanas, uma espécie de diário onde relatamos em tópicos o que fazemos no nosso dia-a-dia e estabelecer a correspondência a cada uma das áreas de competências chave: CP,STC,CLC.

7ª Reunião - Sumário:
- Leitura e análise do texto “ Comboio da vida”.
- Ficha de trabalho sobre como fui, como sou, como serei
- Ficha de trabalho sobre infância, adolescência e juventude, fase adulta - acontecimentos de vida e aprendizagens
- Ficha de trabalho para fazer o nosso Brasão Armas
- TPC: Aproveitar as informações destas fichas de trabalho e realizar dois textos: um que relate a nossa vivência e maneira de ser, tendo por base os temas: ontem como fui, hoje como sou, e amanhã como serei; e um outro com base na nossa infância, adolescência e juventude, fase adulta, relatando acontecimentos de vida e aprendizagens obtidas.

8ª Reunião - Sumário:
- Leitura, trabalho de grupo e discussão sobre o texto "A negociação"
- Ficha de trabalho "a negociação" - narrar alguma historia que conheçamos de uma negociação e salientar os comportamentos positivos e negativos dos intervenientes.
- Ficha de trabalho sobre a nossa rede relacional.

9ª Reunião - Sumário:
- Leitura de uns textos sobre pensamento reflexivo e discussão dos mesmos.
- TPC: Fazer a nossa árvore genealógica e dizer o que aprendemos com cada pessoa da família.
Realizar um texto onde devemos partilhar e explicar o porquê das nossas escolhas tendo por base os seguintes temas: uma música, um provérbio ou poema com que nos identifiquemos; um momento marcante da nossa vida.
Escolher e realizar um trabalho sobre um tema e aplicar o nosso pensamento critico em relação a esse tema.


A partir daqui deixou de haver reuniões de grupo. Passamos a seguir o nosso caminho sozinhos e a ter reuniões individuais com os formadores de cada uma das áreas de competências chave. Se bem me recordo tive 3 reuniões com cada formador, que serviam para fazer pontos de situação, ou seja, para sabermos quantos créditos já tínhamos angariado, e também para traçar planos de trabalho com vista à obtenção de créditos nos núcleos geradores em falta, tendo sempre por base o referencial de competências chave. Agora todo o trabalho era feito em casa, e conforme os ia realizando enviava-os por email para os respectivos formadores avaliarem. Muitas vezes eram devolvidos para ser reformulado uma ou outra coisa, sendo depois reenviados para nova avaliação. Sempre que tinha dúvidas podia agendar reuniões com os formadores, mas sempre preferi utilizar o correio electrónico, pois assim evitava deslocações.

O tempo ia passando enquanto realizava os trabalhos pedidos pelos formadores, e em menos de nada tinha já adquirido os 44 créditos mínimos necessários para concluir o processo. Estava pronto para ir a júri. Contudo havia colegas que estavam mais atrasados, e como era intenção do CNO levar a júri o maior numero de formandos tive de aguardar. Porém não fiquei parado, continuei a fazer trabalhos, e assim consegui atingir 65 créditos, em 88 possíveis. Quando atingi esta marca falei com os formadores e demos por terminados os trabalhos, pois começava a ser difícil encontrar na minha experiência de vida competências para completar outros domínios de referência em alguns núcleos geradores.

Passado algum tempo reuni com a coordenadora de grupo, onde fizemos o ponto da minha situação e traçamos o plano para a organização do portfólio/dossier. Após concluir este trabalho entreguei-o no CNO, a fim de seguir para os avaliadores externos. A partir daqui aguardei que me chamassem para se presente a júri.

Algum tempo depois reuni novamente com a coordenadora de grupo para preparar a sessão de júri, já que esta se aproximava, onde me foi pedido que fizesse uma apresentação para o efeito (já publiquei anteriormente um post com a minha apresentação para o júri).

Aguardei mais algum tempo, até que chegou o grande dia, e lá fui eu a júri...( já publiquei anteriormente um post que dá conta de como decorreu a sessão de júri).

Fim do processo!


Resta dizer que o meu processo RVCC de nível secundário demorou sensivelmente 10 meses, comecei em Dezembro de 2007 e fui a júri em Outubro de 2008, contudo em Junho de 2008 já tinha concluído todos os meus trabalhos, o restante tempo foi de espera.


É também importante dizer que nem tudo foi um mar de rosas! Durante todo o processo houve momentos de alegria, enorme fluxo de ideias, ansiedade, sensação de incapacidade, insegurança, tristeza, enfim... muitos sentimentos que tive de saber gerir. Acima de tudo houve muito trabalho, pois não se pense que este processo se faz facilmente! É necessário termos as competências, como é óbvio, mas também sermos persistentes e perspicazes, bem como uma boa orientação por parte dos formadores.

Antes de terminar gostava de dizer que espero estar a fazer um relato fiel de todo o meu processo e de não me estar a esquecer de nenhum pormenor. Caso aconteça, apresento desde já as minhas desculpas.
Espero também apresentar num próximo post mais alguns instrumentos facilitadores, a fim de vos ajudar a trazer ao de cima as vossas competências.

Para terminar, espero sinceramente que este post, de uma ou outra forma, lhes seja útil.
Aproveitem!

Entretanto já sabem que podem contar comigo para vos ajudar no que me for possível.

Fiquem bem e até à próxima!