Pesquisa personalizada

INFORMAÇÃO

Concluído que está o meu processo RVCC de nível secundário, as publicações no Blog passarão a ter conteúdos diversos, como foi, de resto, um dos propósitos da sua criação. As actualizações serão efectuadas apenas e sempre que eu considerar conveniente.

De qualquer forma continuarei, dentro do possível, a prestar ajuda a todas as pessoas que frequentam o processo. Para isso enviem para aqui as vossas dúvidas, referindo sempre o vosso nome, o CNO que frequentam, em que fase do processo se encontram e, de preferência, a área de competência e núcleo gerador em que sentem dificuldade.

Aproveito também para convidar todos os formandos, que já concluiram ou estão em fase de conclusão do processo, a colaborarem com este blog no sentido de o tornar numa referência em ajuda ao processo RVCC Secundário. Assim, para aqueles que não se importem ou que gostariam de ver aqui publicados os seus instrumentos facilitadores, trabalhos realizados, apresentações para júri, de entre outras coisas que considerem importantes, peço-lhes que enviem para aqui esse material, onde posteriormente será analisado e publicado.

Lembro que para encontrar os conteúdos relacionados com o processo RVCC de nível Secundário devem procurar nas publicações mais antigas, utilizando o arquivo do blog ou os separadores do directório que estão na coluna lateral.

ATENÇÃO

Colocar publicidade em blogs é prática comum da maior parte dos bloggers, e este não foge à regra, por isso quando clicarem em algum link é provável que este abra uma página de publicidade. Para seguir para o destino pretendido cliquem em SKIP THIS AD, no lado direito da barra superior.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Depois da tempestade...a bonança, ou o inverso.

É verdade! Diz-se que depois da tempestade vem sempre a bonança, numa referência à melhoria na vida das pessoas depois de estas atravessarem momentos difíceis. Mas também há o inverso! A meu ver, este adágio popular tem períodos cíclicos, porque para começar a bonança tem de acabar a tempestade, da mesma forma que para começar a tempestade tem de acabar a bonança. E é este último período, mais ou menos, que está a acontecer comigo. Depois de ter atravessado um bom período na minha vida, onde entre muitas outras coisas concluí o processo RVCC NS, que me permitiu alcançar um objectivo antigo, o de possuir o 12º ano de escolaridade, parece chegar agora um período difícil. Até parece de propósito!
Falo da minha situação profissional nas Termas de Vizela, onde trabalho há cerca de 14 anos, como Assistente Administrativo. Recebi há dias uma carta desta empresa a dar-me conta da sua vontade em proceder a suspensão do meu contrato de trabalho por um período de 4 meses, entre 1 de Dezembro de 2008 e 31 de Março de 2009, apresentando para o efeito os seguintes argumentos:
- Perdas acentuadas da facturação ao longo dos últimos anos, provocadas por sucessiva diminuição de clientes, em especial no ano corrente com uma quebra geral acima de 30%;
- Grave desequilíbrio económico-financeiro, com aumento do grau de endividamento e acumulação de prejuízos que poderão provocar a perda de mais de metade do capital social já no final de 2008;
- Necessidade urgente de tomar medidas de contenção de despesas que viabilizem um projecto de investimento a executar nos próximos anos;
- Falta de autorização da Direcção Geral de Energia e Geologia e da Direcção Geral de Saúde para o estabelecimento termal funcionar no período de Inverno, entre os dias 1 de Dezembro e 31 de Março;
- Necessidade de adaptação dos recursos humanos à realidade actual, com o objectivo de manter a capacidade da empresa em prosseguir a sua actividade, reunindo os financiamentos necessários e preservando o maior número possível de postos de trabalho.

Não deixa de ser curioso e um perfeito contra-senso que, tendo o processo RVCC como um dos propósitos aumentar a escolaridade e a empregabilidade, esteja eu a entrar numa situação de precariedade laboral, mas enfim... está a acontecer.
Quando recebi esta carta não fiquei surpreso, pois sei das dificuldades que a empresa tem atravessado nos últimos anos, e como tal esta situação já vinha sendo anunciada, ainda que de forma pouco concreta, há algum tempo, mas é obvio que esta situação trás alguma amargura, afinal, são 14 anos de dedicação a esta empresa. Pessoalmente compreendo os argumentos que a empresa apresenta, mas é preciso que estes sejam levados a sério pela entidade patronal, que não sirvam apenas como manobra de diversão para levar a efeito a suspensão. As Termas de Vizela têm um potencial turístico enorme, está é completamente subaproveitada e desactualizada em relação às novas tendências de mercado. Julgo que é urgente desenvolver um plano de intervenção e investimento sustentados, que projecte a empresa para o futuro, garantido os postos de trabalho, e que permita o ressurgimento daquelas que já foram consideradas a Rainha das Termas de Portugal, colocando-a no lugar que merece no plano turístico nacional. Com isto todos sairão a ganhar, desde a empresa, os funcionários, o comércio local, e toda a estrutura turística montada e a implementar na cidade. Vizela tem todos os ingredientes necessários para ser um pólo turístico de topo e de excelência, o que é preciso é fazer bom uso deles. Sabemos que hoje, mais do que nunca, o turismo assume papel de destaque em todos os concelhos nacionais. E Vizela não pode fugir a esta regra!
Na mesma situação, a de suspensão do contrato de trabalho, estão todos os restantes funcionários da empresa, num total de 25, conforme dá conta a notícia avançada no dia 23 de Outubro pelo Jornal de Notícias e que passo a transcrever:


Termas vão suspender contratos
“Os trabalhadores da Companhia dos Banhos, entidade que gere as Termas de Vizela, foram notificados da intenção da Administração de suspender todos os contratos de trabalho durante quatro meses, ao abrigo do "lay off".
A informação foi avançada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria que não se conforma com a anunciada intenção. "Esta decisão da empresa está ferida de ilegalidades, já que não há fundamento legal para haver suspensão dos contratos de trabalho e não foram cumpridos os formalismos legais", refere Francisco Figueiredo, presidente do sindicato.
A decisão da empresa de suspender os contratos de trabalho de 25 trabalhadores, a partir de 1 de Dezembro próximo e até 31 de Março de 2009, representa, no entanto, um recuo da Administração que já admitira vir a proceder ao despedimento colectivo de todos os trabalhadores.
Em Janeiro último, os funcionários saíram à rua para protestar contra o despedimento de nove colegas, tendo a Administração acabado por recuar na decisão, não obstante manifestar a intenção de despedir colectivamente todos os funcionários. Passado o Verão, e com a entrada na época baixa, regressa a ameaça de remodelações na estrutura que gere o complexo termal de Vizela, que já foi uma das mais ricas e frequentadas estâncias do país. Francisco Figueiredo tem vindo a defender a necessidade de a empresa elaborar e apresentar uma plano de viabilização.
O sindicato diz que o assunto está a ser analisado pelo departamento jurídico para depois poder reunir com os trabalhadores.”


Depois desta notícia e baseado nas declarações do presidente do sindicato resta saber se o processo de suspensão, decidido pela entidade patronal, tem pernas para andar. Para mim, uma coisa é certa: entre a suspensão temporária do contrato de trabalho e o despedimento colectivo que a empresa tentou levar a cabo, é bem melhor a primeira situação, apesar de achar que o processo de despedimento colectivo será inevitável num futuro próximo. No entanto, não se pense que a suspensão é uma situação boa, que são umas férias prolongadas! Pelo menos para mim não é, pois não gosto de estar parado! E quem estiver atento, nomeadamente a par do código do trabalho, sabe que a situação de suspensão trás bastantes efeitos negativos, como é o caso da perda de confiança nos planos de futuro, o desleixo, e é claro, a perda significativa de vencimento e consequente poder de compra, de entre muitos outros efeitos, e que no actual cenário da economia é uma situação grave.
Como derradeiras palavras e para desmentir muitos boatos que circulam pelas ruas da cidade, pois não interessa denegrir a imagem da empresa mais do que está, convém referir que os efeitos da suspensão apenas se reflectirá nos funcionários da empresa, estando garantida a prestação de serviços habituais nesta época do ano, mais concretamente o funcionamento das piscinas, saunas, hidromassagens e etc... Não sei bem como, pois sem funcionários é muito difícil garantir esses serviços, sobretudo com qualidade, contudo, penso que a empresa terá uma solução para isso. Na verdade, o que fecha são os sectores afectos à prestação de serviços relacionados com o termalismo clássico, como tem sido habitual nos últimos anos. Na prática, o termalismo clássico funciona 8 meses por ano, habitualmente de Abril a Novembro, por isso o seu encerramento não constitui nenhuma novidade. Esta é a informação que disponho neste momento; esta a informação que me foi transmitida pelos meus superiores, e é esta a informação que dou aos nossos clientes.
Para terminar, resta-me dizer que, a acreditar que a suspensão do meu contrato de trabalho vai a efeito, aceito, porque a lei permite e eu não gosto de estar parado, propostas de trabalho temporário. Contudo, se aparecer uma proposta que vise um projecto interessante e de futuro, ponderarei a possibilidade de a aceitar para tempo inteiro. Escrevam para:
filipefari@gmail.com ; se necessário posso enviar o meu currículo.

Fiquem bem e até à próxima.

Sem comentários: