Continuando o artigo anterior, vou tentar dar-vos a conhecer - para quem não conhece, obviamente - um tema que tenho andado a explorar que está na moda e em grande crescimento. Chama-se Outsourcing, que em português pode entender-se por Terceirização.
Outsourcing é o acto de, um indivíduo ou empresa, contratar um outro indivíduo ou empresa para lhe prestar serviços. Muitas vezes as tarefas que são terceirizadas poderiam ser realizadas por eles próprios ou pelos funcionários da própria empresa, mas em muitos casos existem vantagens financeiras que advêm deste acto. Muitas das grandes empresas já terceirizam empregos tais como serviços de call center, de correio electrónico, de contabilidade, etc. Outras há, algumas mais pequenas, que terceirizam até os próprios serviços administrativos e outras tarefas mais. Os indivíduos, por norma, utilizam o Outsourcing para pequenas tarefas que eles próprios não querem ou não são capazes de fazer, mas que precisam que sejam feitas. A prestação destes serviços pode ser realizada por indivíduos ou empresas que se especializam em cada um ou em muitos serviços, e muitas vezes estão localizados no exterior.
Razões para recorrer ao Outsourcing
Há muitas razões para que as empresas terceirizem serviços e até empregos, mas a vantagem mais importante parece ser o facto de que, muitas vezes, economiza dinheiro. Muitas das empresas que fornecem serviços de Outsourcing são capazes de fazer o trabalho por muito menos dinheiro, pois em muitos casos não têm de proporcionar benefícios aos seus trabalhadores, o que significa menos despesas gerais com que se preocupar. Dependendo da localização, pode ser mais acessível e lucrativo terceirizar a empresas localizadas em países diferentes, sobretudo naqueles onde a mão de obra é mais barata, mas igualmente ou até mais qualificada. Sabedoras desta realidade, as empresas contratantes, vêm aqui uma possibilidade de reduzir significativamente os custos com os seus funcionários ao deixar de precisar deles, o que se traduz, obviamente, em corte de despesa e aumento dos ganhos. É claro que recorrer ao Outsourcing em países diferentes têm o seu impacto negativo, desde logo o contributo para aumento do desemprego, assim como para a diminuição da produção de riqueza nacional, entre outros prejuízos.
Introduzindo aqui um aparte, o facto contido na última frase é um assunto que daria grandes debates, mas prefiro deixar isso para aqueles que ainda têm alguma consciência.
Continuando com as razões...
O Outsourcing também permite que as empresas se concentrem mais em outras questões ou problemas do seu negócio, deixando os detalhes ao cuidado dos peritos externos. Isto significa que a responsabilidade, os recursos e atenção, que habitualmente caiem sobre os ombros dos gestores, pode ser canalizado para o mais importante, para as questões mais amplas dentro da empresa. A empresa especializada a quem foi confiada a tarefa de tratar do trabalho terceirizado é muitas vezes simplificada, e muitas vezes tem notoriedade mundial e acesso a novas tecnologias que a empresa contratante não poderia comprar por conta própria. Além disso, se uma empresa procura expandir-se, o Outsourcing é uma forma económica e eficaz para começar a construir bases em outros países.
Possíveis Desvantagens
Existem também alguns inconvenientes em recorrer ao Outsourcing. Uma delas é que muitas vezes elimina a comunicação directa entre uma empresa e os seus clientes. Isto pode impedir a empresa de construir relações sólidas com os seus clientes, o que leva muitas vezes à insatisfação de um ou ambos os lados. Há também o perigo de não se ser capaz de controlar alguns aspectos da empresa, uma vez que a terceirização pode levar a atrasos de comunicação e implementação do projecto. Qualquer informação de carácter sensível é passível de se tornar mais vulnerável, e a empresa pode tornar-se muito dependente dos seus fornecedores de Outsourcing, o que poderá originar uma série de problemas se o fornecedor de Outsourcing decidir de repente recuar com o contrato.
Seguindo o raciocínio da publicação "Minimizar a crise financeira", publicarei em breve o próximo artigo que estará relacionado com:
- Online Outsourcing - A revolução da prestação de serviços.
(Depois de seguir os links, após uns segundos, clicar em Skip This Ad para fechar a publicidade e seguir para o destino, conforme as indicações no cabeçalho do Blog.)
Seguindo o raciocínio da publicação "Minimizar a crise financeira", publicarei em breve o próximo artigo que estará relacionado com:
- Online Outsourcing - A revolução da prestação de serviços.
(Depois de seguir os links, após uns segundos, clicar em Skip This Ad para fechar a publicidade e seguir para o destino, conforme as indicações no cabeçalho do Blog.)
Sem comentários:
Enviar um comentário