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INFORMAÇÃO

Concluído que está o meu processo RVCC de nível secundário, as publicações no Blog passarão a ter conteúdos diversos, como foi, de resto, um dos propósitos da sua criação. As actualizações serão efectuadas apenas e sempre que eu considerar conveniente.

De qualquer forma continuarei, dentro do possível, a prestar ajuda a todas as pessoas que frequentam o processo. Para isso enviem para aqui as vossas dúvidas, referindo sempre o vosso nome, o CNO que frequentam, em que fase do processo se encontram e, de preferência, a área de competência e núcleo gerador em que sentem dificuldade.

Aproveito também para convidar todos os formandos, que já concluiram ou estão em fase de conclusão do processo, a colaborarem com este blog no sentido de o tornar numa referência em ajuda ao processo RVCC Secundário. Assim, para aqueles que não se importem ou que gostariam de ver aqui publicados os seus instrumentos facilitadores, trabalhos realizados, apresentações para júri, de entre outras coisas que considerem importantes, peço-lhes que enviem para aqui esse material, onde posteriormente será analisado e publicado.

Lembro que para encontrar os conteúdos relacionados com o processo RVCC de nível Secundário devem procurar nas publicações mais antigas, utilizando o arquivo do blog ou os separadores do directório que estão na coluna lateral.

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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Online Outsourcing - A revolução da prestação de serviços.


Continuando a série de artigos anunciados anteriormente, hoje pretendo falar-vos um pouco do que é o Online Outsourcing, que tem contornos diferentes do Outsourcing, apesar do objectivo principal ser o mesmo. Veja o último artigo para não perder o "fio à meada".

Assim, Online Outsourcing refere-se à prática de contratar ou subcontratar alguém, indivíduo ou empresa, através da Internet para executar tarefas de negócio que de outra forma teriam de ser executadas pelo contratante ou algum dos funcionários da sua empresa. Terceirizar trás benefícios de poupança de custos para os proprietários de negócios, o que lhes permite ser mais competitivos no mercado. Os críticos do Outsourcing acreditam que esta prática leva frequentemente funcionários da empresa contratante ao desemprego, particularmente se a empresa terceirizar tarefas a trabalhadores ou empresas noutros países. Um emprego ou tarefas individuais podem ser terceirizados por uma empresa, ou até mesmo todo o seu processo de negócio pode ser terceirizado.

As empresas usam frequentemente o Online Outsourcing para verem tratado ou executado algum processo específico. Alguns dos exemplos de processos que podem ser terceirizados incluem recursos humanos, processamento de pagamentos e contabilidade. Em vez de ter de pagar a um funcionário a tempo inteiro na empresa para tratar destas tarefas, a empresa terceiriza o processo e paga aos indivíduos ou empresas fornecedoras de Outsourcing para tratarem dessas mesmas tarefas apenas quando necessário. Outras vezes, uma empresa pode necessitar que lhe tratem de alguma tarefa uma única vez. Por exemplo, uma empresa pode necessitar de um desenho de um logótipo. Em vez de treinar um funcionário para desenhar o logótipo, ou contratar um funcionário novo para fazê-lo, a empresa pode terceirizar externamente a tarefa a um indivíduo ou empresa perita em desenho de logótipos. Uma vez completada a tarefa, o contrato com os designers termina.

Online Outsourcing é um método pelo qual as empresas podem aumentar as margens de lucro, e às vezes mantêm mais trabalhadores empregados. Homeshoring, por exemplo, é o processo de contratar um trabalhador  - Freelancer ou não - que trabalha a partir de casa para executar uma tarefa ou todo um processo de negócio. O trabalhador é tendencialmente do mesmo país que a empresa contratante, daí o termo Homeshoring. O trabalhador pode realizar tarefas como processamento de chamadas de serviço ao cliente, facturação aos clientes, revisão e edição de cópia de marketing, ou outras tarefas. Por sua vez, a empresa pode ter a possibilidade de pagar ao trabalhador remoto um valor mais baixo do que a um trabalhador a tempo integral localizado na própria empresa, e, muitas vezes, economizar nos custos, por não ter este trabalhador segurado nem obrigação com outros benefícios. O trabalhador, muitas vezes economiza dinheiro por não ter de se deslocar para um escritório, e estudos têm mostrado que muitos trabalhadores são muito mais produtivos quando trabalham de casa. A prática de Online Outsourcing tem  o objectivo tendencial de contratar fora do país, pela maior competitividade do custo dos serviços, mas não é um objectivo regra, já que se pode também terceirizar online serviços no próprio país, daí que o Homeshoring integra-se perfeitamente no Online Outsourcing, utilizando um termo bem mais adequado, o Homesourcing.

Muitos grupos de trabalhadores e outras organizações são críticos acerca do Online de Outsourcing. Algumas empresas terceirizam empregos de carácter técnico para países estrangeiros, o que é visto como tirar do mercado de trabalho empregos de trabalhadores locais. Desta forma, como já se disse, as empresas têm a possibilidade de pagar a estes trabalhadores que realizam tarefas de carácter técnico um salário muito mais baixo do que a trabalhadores do seu próprio país, e ver isso como uma maneira de cortar custos e aumentar os lucros. Por exemplo, muitas empresas de engenharia electrónica dos EUA - onde realmente este conceito é muito explorado -  usam o Online Outsourcing para contratar empresas de engenharia electrónica na Índia, Filipinas, ou Paquistão, porque aqui os trabalhadores são capazes de executar as mesmas tarefas por os salários muito mais baixos.


Depois deste e seguindo o raciocínio da publicação "Minimizar a crise financeira", publicarei em breve o próximo artigo que estará relacionado com:


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